Banhos e Tosquias
“Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais.” - Immanuel Kant
O seu cão é esperto como tudo, mas não consegue tomar banho e tosquiar-se sozinho! Cabe-lhe a si assumir a responsabilidade de zelar pela saúde do animal e criar hábitos de higiene. Cabe-nos a nós, auxiliá-lo nessa tarefa com a disponibilização de Banhos e Tosquias profissionais, com serviço ao domicílio!

Banhos e Tosquias | Serviços ao domicílio | Dia de SPA
O seu cão já nos conhece e gostava que fossemos nós a tratar-lhe do seu pelo? Sem problema! Agora é possível marcar o serviço de Banho e Tosquia nos dias úteis de segunda a sexta.
Vamos buscar o seu cão pela manhã e entregamo-lo ao final do dia. Pelo meio ele ainda aproveita para matar saudades dos amiguinhos!
Quer experimentar o serviço para o seu cão, é só agendar através do serviço FIXO da Fidelidade.
Banhos e Tosquias | Importância do banho do cão
O banho proporciona bem-estar ao seu cão. Mantém-no limpo, bonito e bem cheiroso!
Além da vertente higiénica e estética, o banho tem um papel fundamental na saúde do seu cão, porque permite:
Retirar o acúmulo de sujidade
Livrar de fungos e bactérias
Detetar pulgas e carraças
Determinar a necessidade da administração de desparasitastes internos e externos
Verificar atempadamente o aparecimento de problemas como a dermatite
A limpeza facilita a tarefa de escovar e desembaraçar os pelos do cão, particularmente em animais de pelo comprido.
O banho é a altura perfeita para higienizar áreas importantes, como ouvidos.
Não obstante os cães não se sentirem confortáveis no banho, depois de limpos a sensação de bem-estar é visível: ficam mais alegres e relaxados!
E para si, que deixa o patudo deitar-se na cama e no sofá e vive com crianças pequenas ou idosos mais propensos a contraírem doenças, o banho do cão é particularmente importante para evitar o acúmulo de bactérias.
Com que frequência deve dar banho ao seu cão?
Agora que percebeu que o banho do cão é importante para melhorar o aspeto físico e deixá-lo mais limpo e saudável, evitando a proliferação de eventuais parasitas, é natural que se interrogue sobre a periodicidade com que o deve meter na banheira.
Regra geral, basta dar banho a um cão uma vez por mês para livrar o animal de sujidades, fungos e bactérias… e deixá-lo com um cheirinho agradável! Mas o banho também depende da raça e do tipo de pelo: cães de pelo comprido podem tomar banho todas as semanas, enquanto cães de pelo curto podem tomar banho, apenas, de 2 em 2 meses.
Ainda assim, há outras condições especificas relacionadas com os hábitos do cão, que podem alterar a frequência do banho: casos em que o cão viva num apartamento e durma na cama do dono ou casos em que o cão faça frequentemente passeios de onde regressa muito sujo e enlameado, por exemplo.
Banho e Tosquia | Importância da tosquia do cão
Tosquia deixa os cães mais bonitos, sim, mas também ajuda na manutenção da saúde e bem-estar, aliviando o calor e retirando pelos em excesso que podem causar algumas doenças e até acidentes.
Tosquias evitam o acúmulo de pelo na região genital, ânus, barriga, orelhas e almofadinhas das patas.
Tosquias previnem a formação de “nós” que se vão criando no pelo.
Tosquias possibilitam a retirada de pelo morto e evitam a sua acumulação.
Tosquias previnem a acumulação de bactérias e fungos, que ficam no pelo e podem vir a desencadear várias doenças.
Tosquias facilitam o acompanhamento de feridas e problemas de pele.
Tosquias permitem a deteção atempada de algum problema de saúde.
Tosquias revitalizam o pelo do cão e fazem com que a nova pelagem cresça mais forte, bonita e saudável.
Com que frequência deve tosquiar o seu cão?
Se o seu cão tem o pelo comprido, deve tosquiá-lo regularmente, não só por questões estéticas, mas principalmente para prevenir doenças de pele, para evitar pulgas e carraças e para manter o animal fresco durante os meses de calor. Contudo, a tosquia deve ser feita e mantida de acordo com as necessidades particulares de cada raça. Normalmente, tem lugar nos meses de primavera ou verão porque nos meses de outono e inverno o pelo é fundamental para proteger o animal do frio, mas pode tosquiar o seu cão com mais frequência: com intervalos de 60 dias. Em caso de dúvida, deixe a decisão a cargo do médico veterinário do seu amigo de 4 patas!


Que cuidados deve ter com os dentes, olhos e ouvidos do seu cão?
Além de consultas médicas de prevenção numa clínica veterinária, deve vigiar as gengivas e dentes do seu cão e até escovar-lhe os dentes com uma pasta dentífrica apropriada. De igual modo, também os ouvidos e os olhos devem ser verificados frequentemente e limpos com algodão embebido em soro fisiológico, para tirar as secreções, evitar o surgimento de vermelhidão nos olhos e evitar que se acumule sujidade nos ouvidos.
Que cuidados deve ter com o corte de unhas do cão?
É verdade que não precisa de cortar as unhas ao seu cão, pois ele desgasta-as naturalmente enquanto caminha, corre e brinca, mas para muitos animais estas atividades não são suficientes… e é aí que precisa de intervir, ou seja, de cortar as unhas do cão. Para que fique mais bonito? Não, para que as unhas não fiquem presas, para que não encravem, para que não prejudiquem a postura nem as articulações do animal, e consequentemente a sua mobilidade.

Banho e tosquia em casa? Não! Deve recorrer a um serviço profissional
Os banhos e tosquias devem ser realizados por profissionais capacitados que conseguem tomar o devido cuidado com a pele, pelo, ouvidos, olhos e dentes dos cães. Num serviço profissional seguem-se procedimentos - que o dono pode desconhecer - que permitem…
Manusear o animal sem lhe causar stress.
Prevenir a presença de fungos e bactérias.
Fazer a limpeza personalizada de acordo com a raça e tipo de pelo do cão.
Aparar os pelos de forma adequada a cada parte do corpo.
Controlar a oleosidade natural dos pelos.
Deixar os animais bem cheirosos
Cortar as unhas corretamente, sem magoar.
Limpar as orelhas e lavar os dentes.
Utilizar produtos certificados e desenvolvidos apenas para animais de estimação, tendo em conta cada tipo de pele e de pelo, como shampoo e condicionador.
Usar materiais de qualidade, ajustados à raça e tipo de pelo do animal, como escovas e tesouras.
Secar corretamente o animal depois do banho, para que não fique húmido e vulnerável a fungos e bactérias que podem prejudicar a sua saúde.
Serviço de Banhos e Tosquias na Quinta da Patada
Seja no último dia de estadia no Hotel para Cães (para receber o seu cão limpo e aprumado!), seja noutro dia qualquer, como rotina de higiene, pode sempre recorrer ao serviço de Banhos e Tosquias da Quinta da Patada!
Banho e tosquia sem stress!
Limpeza personalizada de acordo com a raça e tipo de pelo do animal.
Corte de unhas e limpeza de ouvidos incluída!
Shampoo e condicionador próprios.
Materiais de qualidade, devidamente esterilizados.
Secagem.