Como é trabalhar num hotel para cães e gatos?

30/01/2023

Como é trabalhar num hotel para cães e gatos?

Costumo dizer, trabalhar com crianças, idosos e animais, tem de ser por vocação e não por dinheiro, ou porque não se arranjou mais nada para fazer, caso a última opção se verifique, digo, pela minha experiência e com certeza já todos ouvimos casos, em que não corre nada bem!

Mas o que faz alguém que trabalha num hotel para cães, quais serão as suas tarefas, que know how terá de ter?

Em primeiro lugar, uma grande empatia para com os animais, tem de ser uma pessoa calma, pois os animais comunicam por linguagem não verbal e energia, alguém stressado, esqueça, alguém de mau humor, esqueça.

Atenção que este texto é sobre trabalhar num hotel para cães, não sobre ter animais.

Mas qual a diferença? Bem, os nossos cães adaptam-se a nós, e acabam por aprender a conviver com a nossa personalidade, no hotel, temos animais da mais variada natureza e personalidade, desde os brincalhões, aos alfas, aos tímidos, etc., então a nossa personalidade tem de focar em pontos comuns a todas elas, ser calmos, assertivos e com boa capacidade de motivar um cão e subi-lo através da motivação correta, mostrar-lhe confiança e conseguir impor limites quando necessário.

Quando falo em impor limites, não falo de maneira nenhuma em qualquer tipo de violência, mas sim de uma forma assertiva (capacidade de repreender alguém na hora certa de maneira que o repreendido perceba que errou sem qualquer margem para dúvidas), e, nessa altura, sim, produz efeito.

Mas o que se faz além de brincar, correr, fazer festinhas, e tudo o que imaginamos que se faz no dia a dia com eles durante os passeios?

Bem, temos os banhos e tosquias, em alguns casos e caso tenha formação na área, temos o transporte em carrinha devidamente equipada e com boxe individuais para cada cão, entregas de ração que vendemos, desinfetar e lavar as boxe e os espaços comuns, administrar as medicações, quando prescritas pelo médico veterinário, administrar as refeições dos animais, tirar fotos e fazer vídeos dos passeios e brincadeiras, atender os donos dos cães nos check-in e nos check-out, receber os pagamentos e passar faturas, fazer toda a limpeza dos espaços de receção, armazém, WC etc., manutenção (spray nas fechaduras, ajustar alguns parafusos, etc.), manutenção dos espaços verdes.

Como podem ver, trabalhar num hotel não é só fazer festinhas aos cães, exige muita responsabilidade e principalmente, tem de se gostar, tem de se ter brio e excelência nas várias tarefas e no trato com os animais, pois é por eles e para eles que existimos, é com eles que passamos a maioria do nosso tempo de trabalho.

É fundamental sentirmo-nos realizados no nosso dia a dia.

Ouvi em muito novo pelo Herman José, uma frase que me ficou e que fiz dela pauta.

“Arranja um trabalho que gostes e que te divirtas, e até ao final dos teus dias, não terás de trabalhar.”

Eu venho da área da informática, mas não me divertia e começava a olhar para isso como trabalho, e… tenho que encarar o meu dia a dia com alegria e estar a fazer o que faço com gozo e satisfação, de outra forma não faz sentido nenhum.

Em 2009 comecei o meu ciclo de formações na área dos animais e o meu percurso na canicultura. Em 2011 Nasce fisicamente a Quinta da Patada com a evolução que muitos clientes têm assistido, até chegarmos à fase em que estamos. Mas não vamos parar. Parar é morrer. Evolução está no nosso ADN

Para trabalhar num hotel para cães, tem de ter este sentimento, temos de chegar ao fim do dia de trabalho e não dar pelo tempo a passar, tem de ser divertido, com bom ambiente de trabalho. Se não houver diversão no que fazemos, então é trabalho e… entramos no caminho em que não vai demorar muito para deixar de correr bem.

Hoje o nosso Podcão é sobre o mesmo assunto e pode ouvir algumas palavras dos nossos colaboradores.

Oiça semanalmente aqui!

Até para a semana com o tema – Ponto-chave para projetar um Hotel para cães

Daniel Gameiro

https://quintadapatada.com/wp-content/uploads/2024/05/QuintadaPatada-RGB-SITE-640x304.png
Sobre
Rua do Murtal, Quinta da Patada Manjoeira, 2660-499 Santo Antão do Tojal
+351 912 385 650 (*)
Segunda - Sexta: 09h00 - 13h00 e 17h00 - 21h00
Feriados - Fim-de-Semana: 09h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

(*) chamada para rede móvel nacional

Reservas
Newsletter

    Todos os Direitos Reservados | Quinta da Patada