Principais cuidados a ter na hora de projetar um hotel para cães.
Desde o ano passado que oficialmente prestamos serviços a profissionais da área dos animais de estimação, Hotéis, creches, lojas, representantes de marcas etc.
No que concerne aos Hotéis, prestamos consultoria e formação, quer a responsáveis, quer a funcionários. Muitos me perguntam… “Mas não estás a ajudar a concorrência?” A minha resposta é sempre a mesma, são concorrentes, colegas e parceiros.
Se todos trabalharmos bem, todos lucramos com isso. Se um trabalhar mal, todos acabamos por pagar com desconfiança dos donos e dará origem a oportunismos, que em nada beneficia quem trabalha bem, e presta um bom e genuíno serviço para os animais de companhia.
Tamanho das boxes
Visitei há pouco tempo um hotel que ainda não abriu portas e que depois de obras feitas, se deparou com uma série de problemas estruturais que coloca em causa a sua abertura em tempo útil de “salvar” a época deste verão.
Existe legislação sobre as diversas áreas necessárias para um hotel para cães, tamanhos das boxes, etc, mas isso são os valores mínimos. É impensável em 2023 estruturar um hotel com base nos valores mínimos exigidos por uma lei de “mil nove e troca o passo”.
Reparem, se boxes para um cão de 10 kg tiverem uma dimensão mínima de 2m², e se todas as boxes para cães pequenos obedeceram a isso, estão esquecidos os donos que tenham mais de um cão, estão esquecidos os cães pequenos anti-sociais, etc.
A última coisa que se deve fazer na hora de projetar é “cortar as unhas rentes” pois isso irá hipotecar o futuro, o crescimento e evolução natural de qualquer espaço. Não faz o mínimo sentido.
É preferível fazer duas boxes de 10m² para cães pequenos, do que 10 boxes de 2m², Pois irá traduzir-se em fidelização de clientes, cães mais satisfeitos e menos stressados, aumento orgânico de clientes boca a boca.
Se por outro lado quer um hotel para para funcionar só nos meses de verão, então poderá pensar numa situação intermédia.
Diferentes tipo de boxes.
Nem todos os animais são iguais, e muitos têm necessidades diferentes e opostas, então, é importante pensar que uns irão ter mais frio, outros mais calor, uns gostam de confusão, outros preferem a calmaria. Os donos pensam enquanto humanos e poucos são os que pensam nas reais necessidades do seu animal, mas enquanto profissionais, o primeiro dever é para com as reais necessidades do animal de maneira que a estadia deste seja o mais agradável e divertida. Conseguir explicar isso aos donos, são outros 500 e nada como mostrar o dia a dia do animal ????
Então é necessário ter boxes protegidas do calor, outras mais abrigadas para os mais idosos, cadelas com o cio não deve ser um problema, assim como machos inteiros.
Se tudo for pensado, se existirem diferentes tipos de estruturas, tudo irá correr bem.
Exposição solar, é fundamental, mas não pode uma boxe estar virada para sul e não dispor de zona de sombra, parece óbvio, mas infelizmente não é.
Isolamentos.
Os materiais de construção, ventilação natural e isolamento para o frio e calor devem ser equacionados na hora de projeção do hotel para cães.
Primeiro eles, depois os donos!
Pode chocar um dono estar a ler isto, mas os Hotéis devem ser projetados para os cães, para que eles se divirtam, possam estragar, escavar, roer, mijar, etc, tudo sem restrições.
Um hotel não é um canil!
Não vai de férias para a mitra pois não? Então o seu cão também não deverá ir de férias para um canil.
Na hora de escolher um hotel para si, dono, vai ver as reviews, as fotos, os comentários. Vai procurar um que ofereça algo que goste.
Eu por exemplo escolho um que tenha ovos ao pequeno almoço e piscina interior, não me interessa piscina exterior. Procuro um hotel onde esteja relaxado e não stressado.
Procure da mesma maneira um hotel onde veja os cães bem! Visite, veja o ambiente, e na hora do seu cão voltar para casa, veja se ele veio cansado ou com a energia toda.
Tudo deve ser avaliado na prespetiva do cão.
O hotel tem a relva toda arranjadinha que mais parece um campo de golf ou um estádio de futebol? Se sim, então é gasto muito tempo a cuidar desse espaço e pouco ou nenhum tempo os animais que ali estão. Percebem?
É a diferença de um hotel para cães, com cães, e um hotel de cães para os donos.
O foco TEM DE sem SEMPRE para com o cão!
O profissional do espaço tem de ter os seus valores muito bem definidos no que toca ao SEU conceito de bem estar animal.
Somos profissionais dos cães e gatos, por eles e para eles, em segundo lugar para os donos, para que possam estar descansados, e se divirtam, sabendo que os seus animais estão bem cuidados e a divertirem-se.
Não podemos ser prostitutos e ir atrás de modas, é desfocarmo-nos do principal, da razão que deverá ser a prioridade basilar… ELES, OS PATUDOS, OS PIRATAS, OS CAGANITAS, OS BONECOS, OS MARIQUINHAS, AS PRINCESAS, OS CÃONININHAS, OS BICHOS e todos os mais nomes que com ternura, carinho e amor, os tratamos no dia a dia e que os faz ficarem ansiosos à espera de voltarem para se divertirem, nos divertirem e enriquecem o nosso dia a dia.
Lembrem-se sempre, é por eles, e para eles.
Saudações caninas,
Daniel Gameiro