Tudo sobre castração e esterilização em cães e gatos
“Se um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais”, o que é o mesmo que dizer que se um cachorro dá muito trabalho, uma ninhada de cachorros dá muito mais! Esse é o principal motivo para a esterilização em cães e gatos ser, hoje em dia, um procedimento rotineiro e seguro, que além de evitar uma gravidez indesejada, traz uma série de outras vantagens. Porém, mais ou menos invasivo, trata-se de um procedimento cirúrgico que também pode trazer alguns riscos, deixando muitos donos mergulhados na indecisão…
Esterilização em cães e gatos, sim ou não? Este artigo pode ajudá-lo a ficar com uma ideia mais clara sobre estes processos, incluindo as vantagens e desvantagens, mas a resposta só será obtida analisando alguns fatores, como a idade, a raça e o estado do animal e pedindo a opinião a um médico veterinário. Combinado?
E se resolver castrar ou esterilizar o seu animal de estimação, continue a ler para perceber melhor a diferença entre castração e esterilização, para descobrir qual a altura ideal para proceder à esterilização em cães e gatos… onde, quando, como e porquê!
Qual a diferença entre castração e esterilização em cães e gatos?
Simples! A castração em cães e gatos é uma técnica mais invasiva que significa a extração das glândulas sexuais do animal: no caso dos machos, os testículos, no caso das fêmeas, os ovários. Por seu turno, a esterilização em cães e gatos significa a laqueação das trompas nas fêmeas e a vasectomia nos machos, mantendo-se os órgãos sexuais intactos.
Com qualquer uma das opções, consegue evitar a procriação e os filhotes indesejados, pelo que a melhor alternativa depende do estado do seu cão ou gato e consequentemente, da opinião do médico veterinário.
Quando castrar ou esterilizar uma cadela ou cão?
O ideal é esterilizar uma cadela antes do primeiro cio e um cão entre os 6/7 meses de idade, antes de atingir a puberdade, ou de acordo com a indicação do médico veterinário, já que a altura certa pode variar consoante a raça do animal.
Quando castrar ou esterilizar uma gata ou gato?
As gatas devem ser esterilizadas a partir dos 6 meses de idade e os gatos, aos 6/9 meses, mas sempre após o aval do médico veterinário, já que há bichanos mais precoces do que outros e já que a esterilização ou castração é aconselhada antes que o animal esteja preparado para iniciar a vida sexual.
Onde realizar a esterilização ou castração de cães e gatos?
Em qualquer clínica ou hospital veterinário.
Como se realiza a castração de um cão ou gato?
No caso do cão ou gato, os testículos são removidos da bolsa escrotal e no caso da cadela ou gata, são removidos os ovários e o útero.
Como se realiza a esterilização de um cão ou gato?
No caso do cão ou gato é realizada uma vasectomia para impedir que os espermatozoides se desloquem até ao canal de saída, evitando assim a fertilidade, mas mantendo o padrão da conduta sexual. No caso da cadela ou gata, é realizada uma laqueação de trompas para evitar que os óvulos abram caminho até ao útero.
O procedimento é doloroso?
Não! A castração ou esterilização em cães e gatos é feita com anestesia geral ou local. São procedimentos rotineiras e seguros, pelo que o máximo que pode acontecer é algum desconforto no pós-operatório, mas controlado com analgésicos.
Regra geral, o animal está recuperado 24 a 72 horas após a cirurgia!
Os animais castrados ou esterilizados são infelizes?
Nada disso! Ao contrário do que acontece entre os humanos, o desejo sexual entre cães e gatos é induzido apenas pelas hormonas e odor das fêmeas no cio. Isso significa que, os animais não castrados são os que ficam mais infelizes por não poderem copular, uma vez que não reagem a esses estímulos. Estímulos que os animais castrados não têm!
Quais as principais vantagens da castração ou esterilização de cães e gatos?
- Evita uma gravidez indesejada e controla a natalidade, combate casos de abandono, bem como a sobrelotação de canis e gatis.
- Elimina os sintomas do cio, como corrimento de sangue ou falsa gravidez nas fêmeas e secreção prepucial nos machos (corrimento amarelo-leitoso).
- Previne problemas que possam afetar a saúde dos animais, entre os quais o cancro na mama, no útero e nos ovários, assim como outro tipo de infeções em cadelas e gatas. Nos cães e gatos, evita o aparecimento de tumores nos testículos e diminui a possibilidade de cancro na próstata.
- Aumenta a esperança de vida, precisamente porque consegue prevenir problemas de saúde e incutir hábitos de vida menos arriscados.
- Reduz o ímpeto irracional e imprevisível do animal, já que depois de castrados e esterilizados, os cães e gatos tendem a ter um comportamento mais calmo e menos agressivo com os seus pares.
- Por fim, a esterilização em cães e gatos resolve o problema da “marcação de território”, urinar dentro de casa.
Quais as principais desvantagens da castração ou esterilização de gatos e cães?
- Possíveis complicações decorrentes da intervenção cirúrgica com anestesia geral, ainda que as probabilidades sejam muito reduzidas.
- Tendência para engordar e risco de obesidade que obriga a cuidados redobrados com a alimentação dos animais esterilizados ou castrados.
- Problemas urinários, como incontinência, no caso dos cães, e infeções urinárias, no caso dos gatos.
- Desequilíbrios hormonais que podem causar o desenvolvimento de doenças do sistema musculoesquelético e estagnação do desenvolvimento mental, e podem impedir o cão de crescer até ao tamanho normal ou levá-lo a crescer mais do que era expectável na sua raça.
- Por fim, a esterilização em cães e gatos aumenta a probabilidade de os animais desenvolverem hipotireoidismo o que pode levar a alterações na estrutura do pelo, problemas de pele e ansiedade de separação.
Independentemente das desvantagens da castração ou esterilização de gatos e cães, estes procedimentos costumam ser recomendados, exceto para cães para procriação ou competição.
Esteja ou não esteja castrado ou esterilizado, se for minimamente sociável, temos todo o gosto de receber o seu cão ou gato no Hotel da Quinta da Patada!