Viajar de carro com um cão: tudo o que precisa de saber… e alguma coisa mais!

16/01/20230

Viajar de carro com um cão: tudo o que precisa de saber… e alguma coisa mais!

 

Ainda faltam uns dias e já está nervoso? É natural! Viajar de carro com um cão nem sempre é fácil! Seja porque fica nervoso, seja porque passa o tempo a ladrar, a saltar de um lado para o outro, a tentar pôr o focinho fora da janela (e isto sem falar daquela vez em que vomitou no banco traseiro)… não, não é simples incutir regras e zelar pelo bom comportamento do animal. Mas nós estamos aqui para o ajudar! Não deixe de levar o seu cão só porque ele enjoa ou fica demasiado ansioso. Continue a ler e conheça as melhores dicas para viajar de carro com um cão, com toda a segurança e tranquilidade, evitando acidentes e multas.

 

O que diz a lei portuguesa sobre viajar de carro com um cão?

Ainda bem que pergunta, porque a legislação portuguesa sobre transporte de animais de companhia consta do Decreto-Lei nº 315/2003 que indica que não é preciso licença para o transporte de animais de companhia, mas este tem de ser feito num veículo e lugar apropriado, tendo em conta a espécie.

Ainda assim, nem a lei nem o Código da Estrada são claros em relação às formas como pode ser feito o transporte, mencionando apenas que o animal não pode prejudicar a segurança da condução. E é por isso que lhe cabe si, verificar se o animal não vai solto no carro para não incorrer em coimas. Sim, porque as coimas para quem não transporta um animal em condições de segurança vão dos 60€ aos 600€!

 

Como transportar o cão no carro?

Se lhe perguntasse e ele pudesse responder, diria: “quero ir solto no carro, para poder dar uma lambidela no meu dono, deitar-me em cima da minha dona, meter o focinho de fora da janela e…” Mas não pode ser! Para viajar de carro com um cão, tem de ter em conta que o animal não pode ir solto, de modo a garantir o transporte conforme à legislação em vigor e à segurança da condução. Mas tem três hipóteses!

 

Caixas transportadoras para cães

Existem em vários tamanhos e feitios e por isso, as caixas transportadoras – que se podem colocar no chão ou no porta-bagagens – são excelentes opções para viagens de carro com cães. Eles vão gostar? Não, claro que não, mas terão de se habituar porque andarem a saltitar entre bancos, não é opção! Além disso, o dono pode colocar no interior da caixa, uma manta e alguns brinquedos para deixar o animal tranquilo.

 

Cintos de segurança para cães

Existem cintos de segurança para animais e podem ser uma excelente opção para viajar de carro com um cão. Estes cintos de segurança para cães ligam ao peitoral para os protegerem em caso de acidente e, claro, para lhes limitarem os movimentos durante os trajetos.

 

Grelhas divisórias

Não são viáveis em todos os modelos de automóvel, mas nalguns são a melhor solução para viagens de carro com cães, na medida em que isolam a parte de trás ou porta-bagagens do restante espaço do veículo. Desta solução, os patudos até gostam mais – particularmente cães ansiosos – porque não ficam com os movimentos limitados, no entanto a grelha não oferece o mesmo nível de proteção para o animal que o cinto de segurança ou caixa transportadora, e por isso convém avaliar bem os prós e contras.

 

Como preparar o cão para uma viagem de carro?

Com antecedência! Embora cada caso seja um caso, e existam cães que além de gostarem de andar de carro, mantém-se quietinhos, deve preparar o seu com antecedência. E isso significa habituá-lo a andar de carro desde cachorrinho, fazendo uma habituação gradual, ou seja: primeiro coloque-o dentro do carro estacionado só para ele se familiarizar com o espaço, depois ponha o carro a trabalhar, a seguir programe uma viagem curta e por fim, vá fazendo viagens cada vez mais longas.

Independentemente do comportamento do seu cão, deve elogiá-lo e recompensá-lo no final da viagem para que perceba que se se mantiver tranquilo dentro do carro, recebe um afago especial ou um biscoito. Importa que ele compreenda também que, não obstante estar dentro de uma caixa transportadora (ou com um cinto de segurança posto ou separado dos donos por uma grade), não está de castigo. Além disso, lembre-se que muitos cães (incluindo o seu?) associam as viagens de carro a visitas ao veterinário. Nesse sentido, deve fazer viagens para outros locais que o levem a associar o carro a experiências positivas, combinado?

 

Como tornar a viagem mais agradável para o meu cão?

É simples! Em primeiro lugar, dê um passeio com o cão antes da viagem, para ele fazer as necessidades e gastar energia. Em segundo lugar, verifique se o ambiente no carro é favorável, a nível de temperatura e ventilação, e evite viagens em horas de maior calor. Em terceiro lugar, deve levar a manta e alguns dos brinquedos preferidos do cão para mantê-lo tranquilo e confortável. E por fim, tratando-se de uma viagem longa, deve fazer paragens de duas em duas horas, pelo menos, para o cão esticar as patas e fazer as suas necessidades. Mas atenção, nunca deixe o cão sozinho no carro, particularmente durante o verão quando as temperaturas podem chegar rapidamente aos 50º C e causar choque, colapso e até morte.

 

Outros conselhos úteis para viajar de carro com um cão

Da comida e bebida à documentação, conheça de seguida outros conselhos uteis para viajar de carro com um cão!

 

Alimentação antes da viagem, não!

Muito importante! Evite viagens após as refeições porque o cão tem tendência a enjoar. Leve-o em jejum ou alimente-o umas três horas antes de sair, mas quanto à água, está à vontade! Inclusive deve investir num bebedouro para viagens para ter sempre água ao alcance do animal durante o trajeto de carro.

 

Cabeça fora da janela, nem pensar!

O cão adora viajar com a cabeça de fora da janela, mas não lhe deve fazer a vontade. E sabe porquê? Ele saltar e cair, pode ficar com uma otite ou lesionar os olhos com as partículas que circulam no ar.

 

Documentação e boletim de saúde, sempre!

Não é preciso tirar uma licença para viajar de carro com um cão, mas deve-se fazer acompanhar dos documentos de identificação do animal e respetivo boletim de saúde.

 

Ida ao veterinário, se precisar!

Se o seu cão é muito ansioso, consulte o médico veterinário antes da viagem, pois poderá receitar-lhe algum tipo de calmante para evitar o stress.

 

Hotel para cães, uma opção a considerar!

E por fim, se estas dicas lhe estão a dar a indicação clara de que o seu cão não vai gostar da viagem de carro e vai ficar bem melhor num hotel para cães, contacte a Quinta da Patada. Temos todos o gosto em recebê-lo e em tomar conta dele durante a sua ausência!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Campos obrigatórios estão assinalados *


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/vhosts/quintadapatada.com/httpdocs/wp-content/plugins/smart-marketing-for-wp/admin/class-egoi-for-wp-admin.php on line 1065

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/vhosts/quintadapatada.com/httpdocs/wp-content/plugins/smart-marketing-for-wp/admin/class-egoi-for-wp-admin.php on line 1067

https://quintadapatada.com/wp-content/uploads/2024/05/QuintadaPatada-RGB-SITE-640x304.png
Sobre
Rua do Murtal, Quinta da Patada Manjoeira, 2660-499 Santo Antão do Tojal
+351 912 385 650 (*)
Segunda - Sexta: 09h00 - 13h00 e 17h00 - 21h00
Feriados - Fim-de-Semana: 09h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

(*) chamada para rede móvel nacional

Reservas
Newsletter

    Todos os Direitos Reservados | Quinta da Patada