Como perceber se o seu cão tem o boletim de vacinas em dia?
A Quinta da Patada é um Hotel para cães e gatos e creche para cães. Temos serviço de banhos e tosquias a cães e serviço de transporte para cães e gatos.
Todos os animais que utilizam os serviços da Quinta da Patada têm três requisitos fundamentais:
1º – Têm de ser sociáveis com pessoas estranhas ao dono e sem terem os donos por perto;
2º – Ter microchip;
3º – Ter o boletim de vacinas atualizado, com a vacina da Raiva, Polivalente, múltipla ou virais (existem vários nomes) e a específica da tosse do canil.
Acontecem normalmente três situações:
1º – O dono vai ao médico veterinário e pede para dar as vacinas, não especificando;
2º – O médico veterinário não presta a devida atenção às vacinas anteriormente dadas e apenas aplica o protocolo que normalmente usa;
3º – O médico veterinário não pergunta os hábitos de socialização do cão e de férias dos donos.
Depois temos situações de cães que nos chegam sem a vacina da tosse do canil e que dizem que foram ao veterinário e o veterinário disse que estava tudo ok.
Em 2011 quando iniciámos a Quinta da Patada, raramente os médicos veterinários aconselhavam a vacina da tosse do canil, pois havia meia dúzia de hotéis, poucas escolas para cães e creches ninguém sabia o que era. Atualmente o cenário é bem diferente e não existe desculpa para qualquer médico veterinário, no mínimo, não perguntar ao dono se o cão irá para uma creche, escola, ou se o dono quando viajar o irá deixar num hotel, pois nestes casos, será sempre necessário a vacina especifica da tosse do canil.
Acontece que a maioria dos donos, não sabe olhar para um boletim de vacinas e perceber se ele cumpre todos os requisitos, e este é o objetivo deste artigo, ensinar os donos e alertar os médicos veterinários.
A data de referência que todos devem ter é a data em que a vacina foi administrada.
Muitas pessoas fazem confusão com a data de validade que está na vinheta e pensam que essa data é a data em que necessita de levar nova vacina, mas essa data apenas indica a validade do medicamento para este poder ser administrado. Exemplo, se eu for tomar um xarope para a tosse, este tem uma validade, vamos supor 12-2027, mas isso não significa que eu não preciso de voltar a tomar o xarope dentro de 6 horas.
Neste exemplo esta vacina só pode ser administrada até ao mês 12 de 2024, e como vemos na fotografia acima a validade da vacina é até 25-02-2025, pois trata-se de uma vacina com validade de 3 anos a partir da data em que é administrada.
ATENÇÃO Que até à data, a vacina da raiva é a única que pode ter intervalos de 1, 2 ou 3 anos, conforme o laboratório.
Vejamos a vacina da tosse do canil:
Subcutânea (por injeção, como todas as outras faladas anteriormente). Porém, caso leve a Pneumo, esta obriga a um reforço passado 3 semanas, pelo que tenham isso em consideração.
Esta vacina é de toma oral, tem um gosto adocicado e é a mais fácil de administrar, porém, obriga a que tenha uma viral DHPPi, pois esta vacina com uma L4 não dá o nível de proteção necessário. Se o veterinário administrar anualmente a DHPPi + a L4, então poderá optar por esta vacina.
KC como é normalmente conhecida, é de administração intranasal, ou seja é administrada pelo nariz, o que por vezes não é tarefa fácil.
Estas são as 3 vacinas para a tosse do canil comercializadas e administradas em Portugal
Todas as vacinas devem ser administradas com pelo menos 15 dias antes da entrada no Hotel.
A KC tem um período de 3 dias de antecedência, pois como entra diretamente nas mucosas tem um efeito mais rápido.
O objetivo deste artigo é ajudar os donos a compreender as “coisas” do seu cão, qualquer sugestão de melhoramento é bem-vinda e pode ser feita para o email.
Descarregue o e-book completo, clicando aqui.